Como tratar dentes escurecidos após trauma?

setembro 11, 2017 by admin0
dente-escuro-trauma.png

 

Traumatismos dentários são muito comuns e podem surgir decorrentes de diversas situações como uma queda, acidentes de trânsito ou durante a prática esportiva. As sequelas de uma pancada variam desde a alteração de cor até a perda do dente, portanto todo traumatismo deve ser visto como urgência. Fique atento se sua boca for atingida mesmo o dente não tenha quebrado. O cirurgião-dentista Wellerson Abreu de Oliveira explica sobre o tratamento para reversão do escurecimento do dente.

Por que o dente pode escurecer após um trauma?

O escurecimento dentário ocorre a partir da hemorragia pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da raiz do dente), que deve ser analisado clinicamente pelo dentista, pois pode progredir para uma necrose pulpar, o que exigiria um tratamento mais invasivo. Mesmo que a pessoa não identifique sinais de lesão logo após o impacto, após transcorrido algum tempo a alteração da cor pode ser percebida. “A vitalidade do dente é prejudicada pela ruptura do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária, o que contribui para que as estruturas se tornem opacas e sem brilho, possibilitando diferentes graus de escurecimento com o passar do tempo”, esclarece dr. Wellerson.

A mancha some sem intervenção do dentista?

Não se deve esperar que o escurecimento originado por um trauma desapareça sozinho. “O escurecimento dental decorrente de trauma, requer intervenção do dentista para a correção estética através do tratamento mais adequado”, diz o dentista. As técnicas mais utilizadas são tratamento endodôntico e clareamento dentário interno. Pode se utilizar também outras alternativas estéticas para esconder o escurecimento como uso de facetas de porcelana, resina composta ou materiais protéticos.

O tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento de canal, é indicado para danos irreversíveis na polpa enquanto o clareamento é realizado para traumas menos agressivos. Para identificar a técnica mais adequada a ser realizada, o profissional levará em conta fatores como tempo decorrente do trauma ou tratamento de canal, e a intensidade do escurecimento.

Esse dente pode ser perdido?

Segundo dr. Wellerson na maioria dos casos é baixo o risco de perda do dente, contudo em casos extremos a necrose pulpar se torna crônica e a infecção pode afetar os tecidos de sustentação do elemento dental. Em todo caso, é recomendado uma consulta ao dentista para melhor avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Endodontia BH | Reabilitação Oral BH | Clareamento Dentário BH | Prótese sobre Implante BH | Placa de Ronco BH | Tratamento Halitose BH | Consultório Dentista BH